O micro-ondas afeta os nutrientes dos alimentos?

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O forno de micro-ondas tem obtido um pouco de desconfiança sobre os seus efeitos que ele pode causar sobre os nutrientes dos alimentos. Cozinhar e aquecer alimentos por qualquer método pode resultar em alguma degradação dos nutrientes. As vitaminas C e B12, por exemplo, degradam-se rapidamente quando o produto é aquecido. Mas outros nutrientes podem efetivamente se beneficiar do aumento da temperatura. Por exemplo, carotenoides, antioxidantes encontrados em vegetais coloridos, como cenouras e tomates, aumentam quando as proteínas que os ligam quebrar durante o aquecimento, disse Guy Crosby, o editor de ciência da América para Test Kitchen e professor associado adjunto da Harvard TH Chan Escola de Saúde Pública.

A Harvard Health Letter concluiu recentemente que micro-ondas pode ser preferível a outros métodos para aquecer a comida. “Porque o tempo de cozimento do microondas e mais curto, cozinhar com um forno de microondas é a melhor forma de preservar a vitamina C e outros nutrientes que quebram quando aquecido”, ele relatou. “O método de cozimento que melhor retém nutrientes é aquele que cozinha os alimentos rapidamente, aqueça o alimento em um curto espaço de tempo, e use o mínimo de líquido possível. O micro-ondas atende a esses critérios. Usar o micro-ondas com uma pequena quantidade de água, faz com que os vapores saiam da comida de dentro para fora. Isso mantém mais vitaminas e minerais do que qualquer outro método de cozimento “.

Coloque uma tampa sobre alimentos no microondas para reter a umidade e manter o poder relativamente baixo para garantir que o alimento seja cozido rapidamente, mas não superaqueça. Mas para as pessoas que comem uma dieta equilibrada, é improvável que tenha um efeito significativo, positivo ou negativo, sobre a ingestão nutricional aquecimento por microondas.